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Como Criar uma Campanha no MailChimp

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Crie uma ou varias listas no Mail Chimp – The money is in the list

O primeiro que tem que fazer em Mailchimp é criar uma lista. Nela ficarão guardados os Emails das pessoas que assinem sua Newsletter. Esses leitores estão interessados em seus conteúdos e não querem perder nada do que você oferece.

Tutorial Mailchimp em Português

Se já tem uma lista de correio de clientes ou leitores de seu blog guardada, é momento de importa-los ao Mailchimp.

Tutorial Mailchimp em Português

Pode fazer isso de diferentes formas:

  • Importar contatos desde u arquivo de Excel
  • Importar contatos de um arquivo CSV
  • Utilizar um plugin de WordPress para Mailchimp que permite importar contatos
  • Transferir contatos desde outros aplicativos

Também pode adicionar subscritores de forma manual.

Pode criar as listas que você queira. Não existe limite.

Segmenta sua lista de dados. Com a segmentação e os grupos será mais fácil enviar a cada pessoa os conteúdos que lhe interessam. Só isso e nenhum mais. Lembre-se, nada de Spam. Dessa forma, por exemplo, pode anunciar aos subscritores que fizeram uma compra com você, as novidades de sua loja.

Isso permite que realize campanhas com melhores taxa de abertura.

 3. Como criar seu formulário de registro

Mailchimp permite criar formulários de registro de forma rápida e simples. Para começar, dentro de sua lista, terá que ir para “Signup Forms”. É muito rápido e não precisa saber nada de programação.

Tutorial Mailchimp em Português

Pode escolher entre essas 3 opções para criar seu formulário:

    • General Forms: Esse tipo de formulário serve para criar uma pagina de captura. Nessa opção terá acesso a um link que poderá publicar no seu blog. A pessoa que faça clique será levada para o formulário de registro online.
    • Embedded Forms: Serve para criar um formulário gerando um código HTML para inserir em seu blog. A traves de plugins como Magic Action Box ou um widget de texto poderá inseri-lo facilmente em seu blog. Com um formulário visível em sua pagina, as subscrições em sua newsletter aumentarão.
    • Form Integrations: Uma integração do formulário para WordPress.

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Escolhe “General Forms” para poder personalizar primeiro todos os formulários. Quando seu leitor assine sua newsletter, passará por diferentes etapas que você deve personalizar.

O link que Mailchimp oferece por default corresponde ao formulário de registro online.

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Nessa seção poderá realizar o desenho de cada um dos desses formulários e Emails de resposta: de agradecimento, de confirmação, de bem-vinda, para descadastro…..

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Para desenhar os Emails de respostas e os formulários tem 3 opções fundamentais:

    • Build it: Coloque os campos que quer que o subscritor preencha. Poderá subir uma imagem e mudar o texto predeterminado de cada campo. Só tem que clicar em cada campo que quer mudar.
    • Design it: Aqui escolhe as cores dos botões que fiquem melhor com o estilo de seu blog. Pode mudar a fonte também.
    • Translate it: Nessa parte pode traduzir os campos que vem em inglês

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Dicas:

  • Revise cada tipo de formulário com detalhe . Não só no desenho mas também no conteúdo.
  • Revise a tradução de cada formulário.

Faça testes antes de publicar e confira como fica.

4. Como criar uma campanha de Email Marketing com Mailchimp

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Mailchimp tem 4 tipos de campanha:

  • Regular: Envio normal de Newsletter.
  • Planit-Text: Texto plano, sem desenho.
  • A/B Split: A traves dessa opção, é enviada, para o 20% da lista de subscritores, dois newsletter com diferentes títulos. A newsletter que teve melhor resultado será enviada para o 80% restante da lista.
  • RSS: Para envio automatizados.

Cria uma campanha e escolhe a que pessoas enviará a newsletter. Nesse caso, utilizarei uma campanha normal.

O primeiro passo é selecionar a lista para onde enviará a newsletter. Lembre-se que se tem uma lista segmentada será mais fácil conseguir seus objetivos.

Preencha os seguintes campo:

    • Nome da campanha: Um nome que sirva para identificar a campanha. Só você visualiza esse campo.
    • Assunto: Esse é um ponto fundamental no Email Marketing. Escreve um título que chame a atenção. O título determina a taxa de abertura da newsletter.
    • Remetente (from name): Escreve o nome que deseja que apareça como remitente do Email.
    • Email de resposta (From Email address): O Email onde quer que te respondam.
    • Configuração de analytics: Aqui pode inserir o código de Google Analytics para tê-lo em sua conta.

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Depois de completar toda essa informação, poderá passar ao seguinte passo: o desenho.

O desenho do Email deve ser atrativo para aumentar a possibilidade de cliques nesse Email.

Mailchimp oferece dois opções:

  • Criar seu próprio desenho a traves do editor de Mailchimp.
  • Selecionar entre os desenhos que já tem prontos.

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Eu te recomendo que faça seu próprio template e escolha um desenho básico. Quantas mais imagens tenha seu Email, mais difícil será para o subscritor focar na mensagem que você quer transmitir.

Penúltima etapa: Criação do texto. Crie o texto de seu Email com muito cuidado.

Ultimo passo: Confirmar.

Nessa hora é fundamental revisar todo o criado. Não pode enviar uma campanha com erros ou links quebrados.

Clique na opção “Preview & Test” e logo em “Open Popup Preview” para ter uma visualização do Email antes de enviar. Também pode utilizar a opção “Send a test Email” para enviar um correio de teste e ver como ele chega na sua bandeja de entrada.


Se todo esta certo, após da confirmação terá dois opções:

    • Enviar
    • Programar envio (Schedule)


5. Quais foram os resultados?

Já envio sua campanha.

Agora tem que analisar o que está acontecendo com seu Email.

Os dados que terá são:

  • Número de vezes e os usuários que abriram o Email.
  • Que visitaram.
  • O número de Cliques.
  • O numero de descadastro.

Com resultados pode tomar decisões.

No menu da esquerda pode ver as estatísticas de suas campanhas, em “Reports”.

Autoresponder, multiplique sua produtividade em 100%

Se quer estar comunicado permanentemente com seus leitores ou potenciais clientes, ativar o Autoresponder é a solução.

Em Mailchimp essa opção é paga.

Graças ao Autoresponder pode enviar Emails de forma automática em quanto faz outras tarefas. Com sua ajuda poderá:

  • Captar potenciais clientes a traves de seu correio.
  • Aumentar a qualidade das visitas.
  • Fidelizar clientes.
  • Vender.
  • Gerar mais confiança e credibilidade.

E agora que já tem um tutorial de Mailchimp em português, que espera para começar a trabalhar com Email Marketing?

Faça acontecer!

 

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